22/08/2011

Resenha: ASAS - O mistério do Sr. Spines - Farol Literário





ASAS - O mistério do Sr. Spines             Autor: Jason Lethcoe
Editora: Farol Litrerário
ISBN: 978-85-62525-44-5
Páginas: 168
Sinopse: ASAS - O mistério do Sr. Spines é o primeiro volume de uma eletrizante aventura escrita pelo americano Jason Lethcoe. Quando a Mãe de Edward morre ele vai morar em um sinistro orfanato,estranhos fenômenos começam a acontecer e revelam a verdadeira identidade do garoto: um guardião,uma mágica criatura que guia a alma das pessoas após a morte.

Asas é um livro infanto-juvenil que prende a atenção de quem o lê, e tem como personagem principal Edward,mas não se preocupem, esse não é vampiro não,rsrs

 A história de Edward começa com a morte de sua Mãe,e ele vai morar com sua tia,essa por sua vez acha complicado lidar com ele e o envia para o colégio reformatório chamado Fundição de Aço Portland,onde tinha que conviver com pessoa que odiava e com professores que o detestavam, era obrigada a realizar tarefas horríveis como limpar tubos de esgoto.

"Ele odiava aquela escola e cada pessoa lá dentro, apenas um ano antes,ele e a Mãe viviam em uma adorável casinha noa arredores de Portland,Foi a última vez que se lembrava de ter sido verdadeiramente feliz. achou que sempre existiriam os biscoitos saídos do forno,as camas macias,os banhos quentes,os bons livros,e os jogos de damas até as altas horas da noite tomando limonada com a Mãe,a vida era tão boa..." (página 15)

Edward era bastante alto e por conta disso era constantemente perturbado pelos outros alunos que o chamavam de Pau-de-virar-tripa,Varapau e etc...
Entre suas aulas e obrigações adorava se refugiar na biblioteca,um dos pouco lugares onde ele podia ficar sossegado se ninguém para perturba-lo,além de tudo que sofria naquele lugar Edward ainda gaguejava quando estava nervoso,e sentia uma coceira insuportável nas costas,o que ele não sabia e que estava sendo constantemente observado.

Em certo dia Edward se mete em uma briga com  um dos alunos, que se chamava John Grudgel,mais conhecido como Grude,e ambos são levados a presença do diretor do colégio,e como não era a primeira vez que eles brigavam o diretor achou melhor chamar um especialista para resolver o problema de comportamento dos meninos,e é nesse capítulo que conhecemos um dos personagens mais cruéis desse livro o "Chicotada Scrugs"

Grude foi severamente castigado por Scruggs,tendo as mão chicoteadas, e se aliou a Edward para fugir do porão, pois Edward temia que seu castigo fosse muito pior que as chicotadas que Grude levara.
Mas bem no meio da fuga por uma janela Scruggs aprece e o impede de fugir,pois tinha planos parta ele,e não eram nada bons.

Edward passa a noite sentindo dores insuportáveis nas costas por que será né? semelhantes a centenas de facas afiadas mergulhando em suas costas,no auge da dor Edward pensou estar morrendo,mas o que ele não sabia era que estava passando por uma transformação.

"Com cuidado estendeu a mão as costas e tremeu. Definitivamente lá estava alguma coisa que não estivera ali antes - Penas? ...Então de repente percebeu a verdade inimaginável. O que surgiu em suas costas eram duas Asas,levemente úmidas,negras,e definitivamente,eram reais ...um pensamento estranhamente reconfortante lhe ocorreu. A coceira finalmente foi embora." (página 53)
Chicotada Scruggs percebendo que percebendo que já havia acontecido,rapidamente pegou sua tesoura e foi para onde Edward estava com intenção de cortar as asas do menino e leva-lo ao seu chefe o terrível Chacal
Mas antes que ele chegue até Edward,ele é salvo pelo sr. Spines, estranho ser metade homem, metade porco-espinho. Spines revela a Edward a verdade sobre ele e assim Edward fica sabendo que na verdade é  é um Guardião, responsável por conduzir e proteger as almas no Vinhedo, um mundo intermediário entre a vida e a morte. 


Com a ajuda do Sr. Spines,Artemis e Sariel,Edward consegue fugir para o Vinhedo,mas não antes de descobrir que sua Mãe está viva e  presa na fortaleza do Chacal,e lá no vinhedo conta com a ajuda de vários seres para combater o exército do Chacal e  tentar salvar sua Mãe,mas conhecida no vinhedo como  "A Dama Azul"

"Os olhos de Edward estavam tão cheios de lágrimas,que ele teve de se desviar da gravura do livro,Todo aquele tempo enquanto esteve na fundação sentindo-se só e esquecido,sua Mãe estava cuidando dele,lutando por uma chance de vê-lo novamente." (página 139)

ASAS é um ótimo livro,RECOMENDO! É pequeno mas bastante intenso,desses que nos fazem viajar e soltar a imaginação. A capa é linda,e apesar de não ter orelha term uma arte muito bonita, a diagramação é ótima. Apesar da capa do livro já dar uma ideia do conteúdo,a descrição do surgimento das asas de Edward foi bem legal,pois a narração deu muita veracidade,agente acaba sofrendo junto com ele,e imaginando a dor de ter as costas dilaceradas.

Apesar do personagem ser meio bobo e teimoso,no fim ele mostra muita coragem e determinação em salvar a Mãe,então já podemos esperar muita ação no segundo livro da série de título "O mistério do sr. Spines-VOO" 
Estou super ansiosa pelo próximo livro pois no final de Asas podemos ler uma prévia dele e já posso adiantar que será ótimo! vejam a capa que linda.


                                             Capa de FLIGTH (VOO)



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Carlota
    A história, desde o principio, já havia me fascinado. Gosto muito, e percebo que há suavidade, encanto e uma inocência encantadora neste livro.
    Quero muito ler!!
    Os livros da Farol sao demais.
    Bjs
    Renata

    ResponderExcluir

 

Todos os direitos reservados ©2010 - 2012
Powered Blogger